Léo Valença é cartunista e ilustrador. Nasceu em 12 de agosto de 1974 no Rio de Janeiro. Formado em Publicidade pela Escola Técnica de Comunicação. Fez os seguintes cursos de desenho no SENAC: figura humana, humor, história em quadrinhos e arte-final. Dedica-se desde 2002 a produção de cartuns para sites de humor na internet.

Em 2004, teve o seu primeiro cartum publicado em um livro juntamente com outros autores pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, intitulado Histórias do Trabalho.

Em 2006, participou da mostra Arte pela Paz promovido pelo Estúdio de Arte HQ, no qual recebeu o 1º lugar na votação on line. Participou também do concurso em homenagem ao desenhista Hermes Tadeu em 2007 e 2008, no qual recebeu o 1º lugar através da votação dos internautas.

Em 2008, colaborou no Livro dos Políticos – A hilariante política no Brasil de Heródoto Barbeiro e Bruna Cantele da Editora Ediouro.

Em 2009 recebeu Menção Honrosa na categoria charge no II Festival Internacional de Menções Honrosas para Cartunistas no Rio de Janeiro.

Em 2010, organizou o livro Aquecimento Global em Cartuns em parceria com o Portal Brazil Cartoon, publicado pela editora PoD (Print On Demand). Os autores participantes desta coletânea são os seguintes:  Léo Valença, Leite, Jottas, Da Costa, Jorge Barreto, Alex Larcher, J. Bosco, Waldez Duarte, Alan Souto Maior, José Alves Neto, Casso, Ferreth, Lederly Mendonça, Jota A, Lex Franco, Gustavo Oliveira, Bira Dantas, Marcelo Rampazzo, Silvano Rosa, Adriano Louzada, Moises Macedo, Kampos, Marcos Noel, Max e Edra.

Em junho de 2012 foi curador da Mostra de Cartuns do Green Nation Fest.  Neste evento recebeu ainda o Prêmio de Melhor Cartum pelo Júri Popular.

Em novembro daquele ano, lançou o Almanaque Ecológico do Lucas também pela editora PoD. Apresentado pelo personagem Lucas, o duende ecológico, o almanaque apresenta textos com uma linguagem simples e didática, ilustrações e passatempos que incentivam práticas que conscientizam sobre a importância da preservação ambiental. O Almanaque Ecológico do Lucas é destinado para professores, alunos e escolas de todo o Brasil.

Os livros Aquecimento Global em Cartuns e o Almanaque Ecológico do Lucas poderão ser comprados pelo site da Editora PoD ( Print On Demand) no endereço abaixo:

Os livros estão sendo vendidos no site da PoD editora:

Aquecimento Global em Cartuns

Almanaque Ecológico do Lucas

 

 

 



Reunião com os amigos no Armazém do Chopp

Léo com os seus pais.

Meu cartum vencedor do Green Nation Fest 2012.